Dissertações Industriais


Extrusoras Mono-Rosca de Alta Eficiência

 

Extrusoras mono-rosca de alta eficiência. Comparada as extrusoras tradicionais a nova linha de extrusoras mono-rosca TDD tiveram sua capacidade em muito aumentada e com reduzidos índices de consumo de energia. As principais melhorias foram:

·         Consumo específico (KW/tonelada) reduzido, a economia de energia é 30% ou mais;

·         Ganho em produtividade: Em alguns casos a produção pode ser até 50% maior para o mesmo diâmetro nominal;

·         Maior eficiência na plastificação;

·         Melhor efeito de mistura quando comparado as extrusoras tradicionais;

·         Maior eficiência nos controles de processo;

·         Maior flexibilidade de utilização em diferentes processos: Reciclagem, peletização, extrusão de tubos e perfis, placas, lâminas, filmes etc.

 

As extrusoras da Linha TDD estão divididas em quatro categorias de acordo com as diferentes aplicações:

 

TDD-A – Extrusora padrão

Tendo como principais características da TDD-A: Barril de alimentação de fluxo facilitado, perfil de rosca padrão, visando melhor dosagem, mistura e homogeneização. Com comprimento padrão de rosca de 30 L/D.

Atualmente nosso maior modelo é a TDD-250 A (250 mm Ø) que está sendo utilizada na extrusão de filmes de BOPP com uma produção de 5000 kg/h.

 

TDD-P – Extrusoras com ventilação atmosférica e degassagem

As extrusoras da série TDD-P sã desenvolvidas especialmente para polímeros que necessitam ventilação atmosférica e degassagem forçada a vácuo. Tipicamente utilizadas na reciclagem e extrusão de PET, PA, ABS, PC.

 

TDD-K – Extrusoras ranhuradas.

Com o barril ranhurado na zona de alimentação e também com o perfil de rosca especial, as extrusoras da série TDD-K podem obter elevados níveis de produção com baixa temperatura de processo.  

As extrusoras da série TDD-K são principalmente utilizadas para poliolefinas, plásticos de engenharia que requerem baixíssimos níveis de umidade e também para extrudar filmes, placas, tubos e perfis. Com diâmetro máximo de 180 mm estas extrusoras podem proporcionar até duas vezes mais produção do que uma extrusora convencional.

 

TDD-R – Extrusora com sistema de refrigeração.

Em alguns casos, como a extrusão continua de espumas rígidas e de materiais sensíveis à temperatura, inclusive nos processos de extrusão BOPP/BOPET, as extrusoras com sistema de refrigeração são necessárias para um controle estrito das temperaturas de processo. Nesse modelo o diâmetro maior produzido é a TDD400R para extrusão de XPS com capacidade para 1000 kg/h.